domingo, 13 de janeiro de 2008

Breves pensamentos


Quando refletimos sobre as infâncias, sobre nossas práticas, estamos carregados de concepções que trazemos a partir de nossas vivências anteriores. Estava refletindo sobre o exercício da prática da liberdade quando lia este trecho do livro : Filosofia. Entre Educação e Infância

" O exercício do poder pressupõe a prática da liberdade. Esta liberdade não é exercida por indivíduos soberanos ou autônomos, constituídos previamente, mas por indivíduos que, na trama das relações de poder que os atravessam, podem perceber outras coisas,diferentemente daquelas que estão percebendo; dizer outros discursos, diferentemente daqueles que estão dizendo; julgar de outra forma diferentemente de como estão julgando; pensar outros pensamentos , diferentemente daqueles que estão pensando ; fazer outras práticas diferentemente daquelas que estão fazendo;ser de outras forma diferentemente de como estão sendo".

E então passei a relacionar com essa imagem acima de Jean-Michel Folon que segundo ele:

"Uma imagem é uma troca. Nós a fazemos e os outros a entendem. É uma garrafa jogada ao mar que confiamos ao acaso. Com a imensa esperança de que alguém a encontre".

convido vocês a : "achar esta garrafa jogada ao mar"

2 comentários:

Anônimo disse...

Aline
Visitei seu blog e me encantei ainda mais com seu jeito poético e inovador de fazer acontecer a verdadeira educação, não me sinto solitária e busco cada vez mais mergulhar e avançar por águas mais profundas, que orgulho sinto de você...
Beijos Elenice Cristina

Anônimo disse...

Aline,
Iremos com toda certeza aproveitar este maravilhoso espaço, desejo que o mesmo torne se uma extensão de nossas convenções, para que nosso exercício de "reflexão da reflexão sobre a ação" seja cada dia mais presente em nosso cotidiano. Parabéns!Bjos!

Cléia
Educadora Social
São Paulo